Suplementação nutricional com proteínas do soro do leite – Whey Protein

A diminuição da massa muscular esquelética está associada à idade e à inatividade física. A perda de massa óssea inicia-se a partir dos 30 anos e, principalmente nas mulheres, devido às mudanças hormonais importantes nos períodos de pré e pós-menopausa. A perda de massa e função dos músculos leva a redução de força e desempenho físico.

A manutenção ou o ganho de massa muscular esquelética contribui para uma melhor qualidade e prolongamento da vida, processo no qual, a nutrição exerce papel fundamental. Nas últimas décadas, numerosas pesquisas vêm demonstrando as qualidades nutricionais das proteínas solúveis do soro do leite, também conhecidas como whey protein.

As proteínas do soro do leite são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante a fabricação do queijo. Possui excelente teor de aminoácidos essenciais, cálcio e de peptídeos bioativos do soro.

Os benefícios associados ao consumo dessa proteína estão relacionados ao alto valor nutricional, podendo auxiliar em diversos fatores, como: no anabolismo muscular, no controle de perda de massa óssea, regulação da saciedade, redução da gordura corporal, melhora do desempenho físico, efeito hipotensivo, antioxidante e hipocolesterolêmico, estimulação do sistema imunológico, atividades anticarcinogênicas e antiúlcera.

A aplicabilidade dessa proteína no esporte já era observada. Porém, seu consumo tem sido direcionado também para outras finalidades, como o auxílio na manutenção de músculos e ossos saudáveis.

Para as pessoas que praticam atividade física com objetivo de promoção da saúde, recreação ou estética é recomendado que seja realizada uma avaliação da necessidade de suplementação por um profissional competente. Na maioria dos casos, uma alimentação equilibrada é suficiente para atender as necessidades nutricionais.

Na OCS Distribuidora, você encontra o FortiFit PRO®, suplemento da marca DANONE®. Sua fórmula exclusiva é composta por Whey Protein Isolado (proteína isolada do soro do leite de rápida absorção), cálcio e vitamina D, nutrientes importantes que ajudam na manutenção de músculos e ossos saudáveis. Disponíveis nos sabores baunilha e morango, com apresentações em lata de 280g e 600g.

Dessa forma, uma dieta balanceada se torna um importante aliado para uma vida mais saudável e com mais qualidade.

E lembre-se, procure sempre a orientação de seu nutricionista ou médico!

 

REFERÊNCIAS:

  1. Luiking, Y et al. Protein type and caloric density of protein supplements modulate postprandial amino acid profile through changes in gastrointestinal behaviour: A randomized trial. Clinical Nutrition xxx (2015) 1e11.
  2. Cruz-Jentoft AJ, Baeyens JP, Bauer JM, Boirie Y, Cederholm T, Landi F, et al. Sarcopenia: European consensus on definition and diagnosis. Age and Ageing. 2010;1-12.
  3. HaraguchiI, F. K et al. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Revista de Nutrição (2008).
  4. Melo FF, Bordonal VC. Relação do uso da whey protein isolada e como coadjuvante na atividade física. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 3. n. 17. p. 478-487. Set/Out. 2009.
  5. Alimentos para atletas. Disponível em <http://portal.anvisa.gov.br/alimentos-para-atletas> (2018)
  6. Nutrição especializada. Conheça FortiFit PRO. Disponível em < http://fortifit.danonenutricao.com.br/conheca> (2018)
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online
Olá, gostaria de mais informações.