Dezembro Vermelho – conscientização nacional sobre prevenção ao HIV e à AIDS

Há 30 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Cinco anos após a descoberta do vírus causador da doença, o HIV, 65,7 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas com o vírus, e 38 mil já tinham falecido.

Desde 2017 o mês de dezembro marca uma grande mobilização nacional sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. A ação tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV.

O Brasil tem hoje uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral (TARV) entre os países de baixa e média renda, com mais da metade (64%) das pessoas vivendo com HIV recebendo TARV, segundo os dados do Boletim Epidemiológico 2016 do Ministério da Saúde.

Atualmente, o SUS distribui 22 medicamentos para o tratamento da AIDS, com investimento aproximado de R$ 900 milhões. A epidemia de AIDS no Brasil é considerada nacionalmente estável e concentrada. Entretanto, em algumas populações-chave a transmissão ainda apresenta crescimento. Para enfrentar essa concentração, o país desenvolve ações voltadas a essas populações, com campanhas de testagem específicas associadas a medidas de promoção dos direitos humanos e combate ao preconceito e à discriminação.

A OCS Distribuidora apoia essa causa e disponibiliza produtos diversificados – como suplementos, alimentações de uso enteral, prebióticos e produtos de uso na enfermagem – que podem contribuir direta e indiretamente para a melhor qualidade de vida do paciente.

30 anos do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Uma bandeira de histórias e Conquistas!

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/ministerio-da-saude-lanca-campanha-para-comemorar-dia-mundial-de-luta-contra-aids> 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Histórias da luta contra a AIDS. v 1. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

UNAIDS. Dezembro vermelho. Disponível em: <https://unaids.org.br/2017/11/2017-tera-o-1-dezembro-vermelho-com-objetivo-de-promover-conscientizacao-nacional-sobre-prevencao-ao-hiv-e-aids/> 2017.

 

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online
Olá, gostaria de mais informações.