Lesão por pressão, você sabe o que é?

Lesão por pressão, também chamada de úlcera por pressão, são feridas que ocorrem em áreas de proeminência óssea de indivíduos submetidos a uma mesma posição por período prolongado. Manifestam-se, sobretudo, em indivíduos acamados, paraplégicos, idosos ou com algum tipo de comprometimento sistêmico, como aqueles internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Gradualmente, instala-se um processo isquêmico que resulta em uma lesão na pele, observado em quatro estádios de desenvolvimento, dependentes da manutenção dos fatores predisponentes ao seu surgimento. As úlceras por pressão classificam-se:

Estádio I – Lesão eritematosa (vermelhidão) não esbranquiçada em pele intacta. Descoloração, aumento de temperatura, edema (inchaço) ou endurecimento podem ser indicadores.

Estádio II – A superfície lesada encontra-se desunida da epiderme, derme ou ambas, apresentando-se de forma abrasiva, bolha ou desepitelização rasa.

Estádio III – Perda tecidual acometendo área de tecido subcutâneo, que pode estender-se até a fáscia subjacente.

Estádio IV – Perda tecidual extensa e necrose de músculos, osso e/ou tendões subjacentes.

Embora consagrado pelo uso, o termo úlcera descreve um estádio mais avançado da lesão, ou seja, compreende a partir do estádio II. Dessa forma, os autores optaram por referirem-se a lesões por pressão.

As regiões do corpo mais acometidas são no dorso, mas orelhas, nariz e membros inferiores também podem evoluir. O tratamento das lesões requer: remoção de fatores desencadeantes, mudança frequente de posição do paciente, emprego de curativos sobre as lesões, procedimentos cirúrgicos (em casos específicos), suporte nutricional e de fisioterapia2.

Como é possível perceber, trata-se de um tratamento abrangente e nenhum de seus componentes, isoladamente, é capaz de resolver o problema. Sabe-se que a desnutrição é um importante fator de risco para desenvolvimento de lesões por pressão e a avaliação nutricional adequada, conjuntamente com o suporte nutricional, favorecem a plena recuperação dos pacientes3-5.

A indicação dos especialistas é que se mantenha a reposição calórica, hídrica, proteica, de vitaminas e outros micronutrientes em quantidades adequadas.1-5 Portanto, se o indivíduo tem uma boa aceitação e ingere quantidades adequadas por via oral, não há necessidade de suplementação. Se o indivíduo não consegue ingerir alimentos adequadamente, pode se beneficiar com suplementos alimentares para melhorar o estado nutricional.

A OCS Distribuidora tem em seu portfólio de produtos nutricionais o Cubitan®, um suplemento oral da marca Danone®, desenhado especificamente para auxiliar na cicatrização de úlceras por pressão e outras situações que exijam estímulo da cicatrização. Hiperproteico, acrescido de arginina e com alto teor de micronutrientes relacionados à cicatrização (zinco, selênio, vitaminas C, A e E), além da presença do exclusivo mix de carotenoides. Apresentado em embalagem plástica de 200ml, nos sabores de baunilha, chocolate e morango.

E não se esqueça, caso seja observado o aparecimento de lesão por pressão, peça ajuda a um profissional, pois o cuidado e atenção no tratamento são imprescindíveis para um resultado satisfatório!

 

REFERÊNCIAS:

  1. Terapia nutricional oral hiperprotéica e enriquecida com arginina. Cubitan. Disponível em: < http://www.danonenutricao.com.br/produtos/cubitan> (2018)
  2. Doley J. Nutrition management of pressure ulcers. Nutrition in Clinical Practice 2010; 25 (1): 50-60.
  3. Health Quality Ontario. Medical Advisory Secretariat. Management of chronic pressure ulcers: an evidence-based analysis. Ont Health Technol Assess Ser. 2009;9(3):1-203.
  4. Moro, Adriana et al. Avaliação dos pacientes portadores de lesão por pressão internados em hospital geral. Revista Associação Médica Brasil, 2007.
  5. Reddy M, Gill SS, Kalkar SR, Wu W, Anderson PJ, Rochon PA. Treatment of pressure ulcers: A systematic review.JAMA 2008; 300(22): 2647-2662.
  6. Sieber C. Nutritional aspects of pressure ulcer management. European Geriatric Medicine 2012; 3 Suppl. 1(S20).
  7. Wong VK, Stotts NA. Physiology and prevention of heel ulcers: the state of science. J Wound Ostomy Continence Nurs. 2003;30:191-8.
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online
Olá, gostaria de mais informações.