Importância do consumo de Ômega 3

Nos últimos anos, estudos revelaram a importância dos lipídios de peixes na alimentação humana, por se tratarem de uma fonte rica em ácidos graxos poliinsaturados principalmente aqueles da família ômega 3. São encontrados em concentrações mais expressivas em lipídios de peixes e animais marinhos, especialmente aqueles procedentes de regiões frias, e são considerados de grande importância no metabolismo, por exercerem funções biológicas específicas.

Estudos epidemiológicos correlacionaram a baixa incidência de doenças cardiovasculares nos esquimós e japoneses, devido ao consumo destes ácidos graxos provenientes de peixes marinhos. Na família ômega 3, os ácidos graxos EPA (Ácido Eicosapentaenóico) e o DHA (Ácido Docosahexaenóico) assumem uma posição de destaque.

Pesquisas indicam que o EPA tem ação anti-inflamatória e previne trombose e derrame cerebral (AVC), uma vez que evita que as plaquetas se unam formando trombos (coágulos) no sangue. Além disso, atua nos sintomas e/ou doenças de caráter inflamatório, como celulite, obesidade e artrite reumatoide. O DHA contém propriedade antioxidante e está envolvido com diversos processos cognitivos, atuando diretamente no cérebro e na memória. Também tem papel importante no desenvolvimento fetal, além de fazer parte da retina dos olhos.

Dietas suplementares de peixes ou óleos de peixes e derivados de ômega 3 mostram os efeitos benéficos destes produtos e, nestes últimos anos, vários medicamentos à base de óleo de peixes e/ou derivados surgiram no mercado, principalmente no mercado internacional.

A OCS Distribuidora, representante da Kress® – indústria fabricante de medicamentos, produtos nutracêuticos e suplementos nutricionais – disponibiliza no mercado o Omegative®, um produto à base de óleo de peixe ômega 3 (30% de EPA e DHA), que auxilia no controle da pressão arterial e dos níveis de triglicerídeos; auxilia no aumento da concentração, da memória e desempenho do cérebro; imunoestimulante e anti-inflamatório. Disponíveis em frascos contendo 60 e 120 cápsulas em gel.

Os ácidos graxos foram vistos, até o início do século XX, exclusivamente como uma forma eficiente de armazenar energia, podendo ser sintetizados pelo organismo a partir de proteínas e carboidratos. Desde então, várias evidências apontaram que uma dieta pobre em ácidos graxos pode ser associada a síndromes que podem levar até mesmo à morte.

 

REFERÊNCIAS:

  1. CARMO, MCNS et al. A Importância dos Ácidos Graxos Ômega-3 no Câncer. Revista Brasileira de Cancerologia. 2009.
  2. Omegative. Kres Farmacêutica. Disponivel em <http://omegative.com.br/> 2018.
  3. VISENTAINER, JV. Concentração de ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) em peixes marinhos da costa brasileira. Universidade Estadual de Campinas. 2000
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online
Olá, gostaria de mais informações.